Agência de Notícias

Imprimir Indicar
Indicar: Bebês que comem com as mãos são mais saudáveis

Seus dados

Dados do(a) amigo(a)

Compartilhar Compartilhar
Diminuir Texto Aumentar Texto
08.02.2012

Bebês que comem com as mãos são mais saudáveis

Bebês que escolhem a comida com as mãos são mais propensos a comer de forma saudável e a manter um peso ideal do que os alimentados na boca com colher.
Bebês que escolhem a comida com as mãos são mais propensos a comer de forma saudável e a manter um peso ideal do que os alimentados na boca com colher.

Um estudo publicado pelo British Medical Journal mostra que os bebês que escolhem a comida com as mãos são mais propensos a comer de forma saudável e a manter um peso ideal do que os alimentados na boca com colher. A pesquisa, realizada com 155 crianças entre 20 meses e seis anos e meio, foi baseada em um questionário preenchido pelos pais.

Noventa e dois bebês se alimentaram com o método batizado de "baby led weaning" (bebê desmamado), que consiste em deixar a criança comer sozinha pequenos pedaços de alimentos sólidos. Os outros 63 foram alimentados com o método tradicional: alimentos amassados e dados na colher.

Os pesquisadores da Escola de Psicologia da Universidade de Nottingham (Reino Unido) mostraram que os carboidratos, como pão e massa, são os favoritos dos bebês que se alimentam com as mãos, enquanto os de colher preferem alimentos doces. Mesmo que os pais ofereçam com mais frequência carboidratos, frutas e legumes e proteínas.

De acordo com os pesquisadores, os carboidratos na forma sólida podem sensibilizar as crianças para a textura dos alimentos, sensação que é perdida na forma de purê. Os carboidratos também são mais fáceis de mastigar do que outros alimentos sólidos, como a carne, afirmaram.

Além disso, mais crianças com sobrepeso ou obesidade entre as observadas se alimentavam com a colher (8 crianças obesas). No grupo dos que se alimentavam sozinhos, apenas uma criança era obesa. Essa diferença não foi explicada pelo peso de nascimento, pelo peso dos pais ou por fatores socioeconômicos, segundo os pesquisadores.

"Nosso estudo sugere que o método de deixar o bebê escolher sua comida com as mãos tem um impacto positivo na preferência das crianças por alimentos mais saudáveis, como os carboidratos", afirmaram os autores do estudo.

"Isto tem implicações no combate contra o aumento da obesidade nas sociedades contemporâneas", acrescentaram.

Fonte: AFP em Paris

RSS da Unimed N/NE FaceBook da Unimed N/NE Twitter da Unimed N/NE

Confederação das Unimeds do Norte / Nordeste

Av. Josefa Taveira, 53, Mangabeira - CEP: 58055-000

João Pessoa / PB - Fone: (83) 3048-2500 - Email: comunicacao@unimednne.com.br